Glau Piva é uma das vencedoras da 10ª edição do Troféu Cata-Vento – Destinado aos melhores da produção independente.

Troféu Cata-Vento é o prêmio do programa Solano Ribeiro e a nova música do Brasil aos melhores da produção independente. Foi idealizado por Solano Ribeiro, sendo instituído em 2007. Chega à sua décima edição. Neste ano, como nos anteriores, Solano se encarregou da escolha de todos vencedores, com toda liberdade, autonomia e isenção que a Rádio Cultura Brasil lhe proporciona.

Solano Ribeiro revela os vencedores de 2016, resultado do trabalho que teve como referência a audição centenas de músicas veiculadas desde o primeiro dia do ano. Em relação ao resultado, ele afirma: “Quinhentas e trinta e cinco semanas dedicadas à nova música do Brasil. Com mais de dez anos no ar, este programa recebeu da APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte dois prêmios. Um como melhor musical do rádio e outro como incentivo pelo Troféu Cata-Vento, criado para eleger os melhores da produção independente”.

Troféu Cata-Vento 2016

1. Revelação feminina: Glau Piva
2. Revelação masculina: Profissão Urubu (Bruno Jeffer e Paulo Mello)
3. Grupo vocal e instrumental: O Terno
4. Instrumental: Federico Puppi
5. POP: Trigonotron
6. Música raiz: Kátya Teixeira
7. Rap: Rashid
8. Rok: Versalle
9. Samba: Priscila Amorim
10. Cantor: Fábio Góes
11. Cantora: Juliana Cortes
12. Disco: Som e Fúria (Rita Benneditto e Jussara Silveira)
13. Música: “Ventre” (Manuela Rodrigues)

E vale relembrar palavras de Solano Ribeiro: “Mais de dez anos no ar na tentativa de abrir espaços. Muitos começavam quando começamos. Alguns se tornaram astros ou estrelas e seus talentos brilham. Outros esperam por sua hora de ocupar o lugar que merecem. E também aqueles que estão por começar. Assim é a vida. Feita de começos e recomeços. O que era a Nova Música se transformou na Música Popular do Brasil, a MP do B que continua sem saber por onde ir, sem saber para onde ir. Só sabe que sua missão é ir por aí, ao sabor dos ventos. Ventos que movem Cata-Ventos”.

http://culturabrasil.cmais.com.br/programas/solano-ribeiro-e-a-nova-musica-do-brasil/arquivo/10-edicao-do-trofeu-cata-vento